1- Turma: 6s3Zona Urbana
Nº de alunos: 31
Faixa etária: 11 a12 anos
Perfil da turma:
A turma é participativa, porém são agitados. Em geral colabora para o bom andamento da aula. A grande maioria realiza os trabalhos com empenho e mostra interesse pela disciplina. Observei que com trabalhos práticas a turma concentrasse mais e tenta atingir os objetivos.
2- Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a:
O professor atua na rede há sete anos. Sua formação acadêmica é Habilitação em Licenciatura em Artes Plásticas e Bachareladas em Artes Plásticas pintura.
3- Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis:
O espaço físico da sala de aula é de saturação. A sala se torna pequena com o número máximo de alunos (31), mais mesa do professor e armário. Os materiais utilizados pelo professor é o quadro verde, giz, folhas que os alunos trazem no início o ano e lápis, lápis de cor e canetas coloridas. A escola possui data show, retro projetor e Xerox. A sala de aula não possui nenhuma imagem de artes. O professor tem dois períodos por semana em cada turma.
Em algumas turmas ele tem os períodos separados, um período de cinquenta minutos cada aula.
4- Observação da situação de ensino-aprendizagem:
O professor trouxe a aula preparada. A proposta da aula foi a Diferença entre desenhos figurativos e abstratos. Figurativo com curvas e figurativo misto. O professor pediu que os alunos fizessem um desenho figurativo para colorir, com exemplo no quadro. No segundo momento pede que façam um desenho que tenha linhas curvas e mistas e o terceiro exemplo é que façam um desenho figurativo usando linhas mistas e completar com outras linhas.
As fotos dos trabalhos, para mim, não apresentam muita criatividade por parte dos alunos. Eles mostraram pouca criatividade. Os desenhos são similares ao do professor, não há nada muito diferente ou que se sobressaia como algo que seja criativo. Pelo que percebi o aluno não construiu um conhecimento apropriado para o nível e série que estão.

Parabens Profa. pelo empenho e dedicação!
ResponderExcluir