Ana Mae Barbosa , em sua Proposta Triangular, afirma que o aluno deve contextualizar, apreciar, e fazer para que tenha um aprendizado significativo na área das artes.Sob esses tópicos recaem muitos conceitos e teorias acerca do que é mais valido e mais necessário no ensino das artes.
Conhecer Arte:
possibilita o entendimento de que arte se dá num contexto, tempo e espaço onde se situam as obras de arte.
Ana Mae propõe que se trabalhe a contextualização nas aulas de artes em um contexto próximo e relacionado com o do aluno.
Apreciar Arte:
desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades da obra de arte e do mundo visual que cerca o apreciador. A partir da apreciação educa-se o senso estético e o aluno pode julgar com objetividade a qualidade das imagens.
Fazer Arte:
desenvolve a criação de imagens expressivas, os alunos conscientizam-se de suas capacidades de elaborar imagens, experimentando os recursos da linguagem, as técnicas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.
Aspectos metodológicos da Proposta Triangular
O aluno tem a possibilidade de ler e interpretar o mundo contextualizando eventos sócio culturais e ampliando seus conhecimentos.
Desenvolver e estimular a criatividade do aluno nas suas produções artísticas.
Possibilita os alunos criarem conceitos e opiniões ao apreciarem uma obra de arte visual , inclusive suas próprias criações.
Possibilita o aluno realizar releituras com o objetivo de conceber uma nova leitura.
Despertar o interesse pela história da arte através da ampliação de leitura de imagens.
Evidenciar no aluno todas as suas possibilidades e limitações de sua linguagem plástica.
Adaptar os alunos a uma análise processual da criação de imagens (leia-se todo objeto artístico).
Colaborar para uma construção de formas mais expressivas que corroboram em um pensar sobre o processo artístico , que o aluno o fará de um jeito bem mais “lúdico”.
Bibliografia:
www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link...
apeduufrgs2007.pbworks.com/f/OFICINA+ACM
www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?...
http://artesvisuaisemacao.blogspot.com/2007/10
Revista de educação CEAP – Ano 11 – nº 43 – Salvador, dez/2003 ( p.55- 65)
possibilita o entendimento de que arte se dá num contexto, tempo e espaço onde se situam as obras de arte.
Ana Mae propõe que se trabalhe a contextualização nas aulas de artes em um contexto próximo e relacionado com o do aluno.
Apreciar Arte:
desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades da obra de arte e do mundo visual que cerca o apreciador. A partir da apreciação educa-se o senso estético e o aluno pode julgar com objetividade a qualidade das imagens.
Fazer Arte:
desenvolve a criação de imagens expressivas, os alunos conscientizam-se de suas capacidades de elaborar imagens, experimentando os recursos da linguagem, as técnicas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.
Aspectos metodológicos da Proposta Triangular
O aluno tem a possibilidade de ler e interpretar o mundo contextualizando eventos sócio culturais e ampliando seus conhecimentos.
Desenvolver e estimular a criatividade do aluno nas suas produções artísticas.
Possibilita os alunos criarem conceitos e opiniões ao apreciarem uma obra de arte visual , inclusive suas próprias criações.
Possibilita o aluno realizar releituras com o objetivo de conceber uma nova leitura.
Despertar o interesse pela história da arte através da ampliação de leitura de imagens.
Evidenciar no aluno todas as suas possibilidades e limitações de sua linguagem plástica.
Adaptar os alunos a uma análise processual da criação de imagens (leia-se todo objeto artístico).
Colaborar para uma construção de formas mais expressivas que corroboram em um pensar sobre o processo artístico , que o aluno o fará de um jeito bem mais “lúdico”.
Bibliografia:
www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link...
apeduufrgs2007.pbworks.com/f/OFICINA+ACM
www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?...
http://artesvisuaisemacao.blogspot.com/2007/10
Revista de educação CEAP – Ano 11 – nº 43 – Salvador, dez/2003 ( p.55- 65)

material super completo, nota 1ooo
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