sábado, 16 de julho de 2011

Aplicação de plano de Aula com leituras de Imagens

Plano de aula

Turma: 6ª3(5° série)
Escola: E. M. E. F. Zaira Hauschild
Professor titular: Candido
Alunos: 30
Faixa etária: 11 a 13 anos
Meninos: 18
Meninas: 12
Professora: Juraci Martins Nunes
Período: duas aulas de 50 minutos cada
Título: Quebra-cabeças-Leitura de imagem
Esse plano de aula tem como objetivo construir novas aprendizagens relacionadas à leitura de imagens de obras de Arte por meio da utilização do jogo de quebra cabeças.
Contextualização/conteúdos:
Ao apresentar o trabalho para os alunos achei que seria algo muito fácil, nem de longe imaginei o turbilhão que seria para os alunos quando começaram a tentar montar os quebra-cabeças. Iniciei apresentando as obras de Tarcila do Amaral e Aldemir Martins no Datashow. Até ai tranquilo. Feita a divisão dos grupos e a entrega dos envelopes contendo a imagens os mesmos iniciaram a tentativa de montarem os pedaços e formarem a imagem. Ai que comecei a me dar conta da dificuldade que eles tinham. Não se deram conta nem que poderiam primeiro separar por cores, continuaram apesar da extrema dificuldade em montar o que para mim parecia um simples exercício de criança. Três alunos ao cabo de mais ou menos trinta minutos desistiram e os que continuaram não conseguiram terminar a tarefa, pois o segundo período iria terminar e seria o recreio. Tive que parar os catorze e quarenta e cinco para que tivessem tempo de responder as questões. Mesmo nas respostas dá para ver que eles não conseguem entender muitos aspectos sobre artes. Tem dificuldade para o todo e as minucias passam despercebidas. Teriam que ser trabalhadas as questões de cores, figura fundo, noções de espacialidade e leitura de imagem que parece não terem sido trabalhadas.
Caracterização da turma: A turma é heterogênea, pois é formada por vários grupos tendo interesses diferenciados. Alguns vêm de uma escola do Morro de Paula, lugar distante do centro e eles mesmos dizem que lá eles não aprendem nada. Sua autoestima em relação aos outros é muito baixa, mas procuram aprender e são alguns bastante esforçados. Três alunos da turma são repetentes. A faixa etária vai dos 11 aos 14 anos. A turma tem 18 meninos e 12 meninas.

Procedimentos:
1° momento:
Apresentação dos artistas e das imagens.


2° momento:
Divisão dos grupos e início da montagem dos jogos.

3° momento:
A professora estará acompanhando a montagem partindo da apresentação da imagem auxiliar que estará com o grupo.

4° momento:
Término da montagem e início das questões orientadoras para a leitura de imagem. A professora estará apresentando as questões e os alunos terão que apresentar por escrito. Sempre acompanhados da professora.
Questões:
O que vocês veem nesta imagem?
Quais cores podem perceber?
São cores próximas as que vemos na realidade?
Por quê?
Que formas podem perceber nessa imagem?
Como vocês descreveriam para alguma pessoa que não estivesse diante dessa imagem aquilo que vocês viram?
Finalização:
A professora estará mostrando todas as imagens pela data- show questionando os alunos se reconhece ou não o artista que foi trabalhado por meio do jogo.
Referências Bibliográficas:
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Material de apoio ao professor. Exposição Vistas do Brasil-Coleção Brasiliana/ Fundação Estudar na Pinacoteca do Estado. São Paulo: Fundação Estudar/Vitae, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário