A minha análise sobre o PCN consegui perceber alguns eixos orientadores como: a exigência em construir uma pedagogia na qual os educandos são inseridos e introduzidos no universo da arte. Pela história da constrição dos PCNs e do relto de experiência de muitos arte educadores vimos um salto no ensino da arte. Uma das arte educadoras que esteve na linha de frente deste processo foi Ana Mae Barbosa, trazendo como orientação a abordagem triangular, leitura de imagem, contextualização e prática para os educandos. Como trabalho com as séries iniciais me utilizo desses parametros nacionais em algumas partes onde fala sobre a educação infantil e o universo da arte. Como a contextualização.
PCN Arte EF Séries finais
A LDB para a educação Nacionl, de 1996, em seu parágrafo segundo do artigo 26 das disposições gerais sobre a educação básica, apresenta o ensino de Arte como "componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos" (Brasil,1996,p.10). Apartir dessas premissas elabora-se os Parâmetros Curriculares Nacionais, nos quais a "Arte se apresenta como área de conhecimento que requer espaço e constância, como todos os as áreas do currículo escolar (Brasil,1998,p.63), abrangendo, no ensino fundamental, as linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e teatro. A música conquistou um lugar relevante somente no ano de 2008 através da Lei nº 11.769, de 18 de agosto,colocando-a como disciplina obrigatória.
Os PCNs nos ajudarão a elaborar as ulas a seremm ministradas para os alunos, visto que são norteadores, então tem o objetivo de ajudar a qualquer professor de Norte a Sul do Brasil respeitando suas peculiaridades regionais. Como somente gora estou tendo acesso, por estar cursando Artes, percebo o quanto é importante ter conhecimento dos PCNs e como as Artes são diferentes de tudo que havia visto e tido contato nas escolas em que lecionei.
PCN Arte EF Séries finais
A LDB para a educação Nacionl, de 1996, em seu parágrafo segundo do artigo 26 das disposições gerais sobre a educação básica, apresenta o ensino de Arte como "componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos" (Brasil,1996,p.10). Apartir dessas premissas elabora-se os Parâmetros Curriculares Nacionais, nos quais a "Arte se apresenta como área de conhecimento que requer espaço e constância, como todos os as áreas do currículo escolar (Brasil,1998,p.63), abrangendo, no ensino fundamental, as linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e teatro. A música conquistou um lugar relevante somente no ano de 2008 através da Lei nº 11.769, de 18 de agosto,colocando-a como disciplina obrigatória.
Os PCNs nos ajudarão a elaborar as ulas a seremm ministradas para os alunos, visto que são norteadores, então tem o objetivo de ajudar a qualquer professor de Norte a Sul do Brasil respeitando suas peculiaridades regionais. Como somente gora estou tendo acesso, por estar cursando Artes, percebo o quanto é importante ter conhecimento dos PCNs e como as Artes são diferentes de tudo que havia visto e tido contato nas escolas em que lecionei.

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